Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ministro Jobim declara ter votado em Serra



Me chamou a atenção o fato do atual Ministro da Defesa Nelson Jobim declarar (ao jormalista Fernando Rodrigues - Folha Uol) que votou em Serra na última eleição presidencial. Durante a eleição Jobim era Minsitro do Governo Lula e declarou ao mesmo que não tinha condições de votar contra Serra em função da amizade pessoal com o tucano.

Como interpretar tal episódio?
maturidade política ou a tal necessidade da governabilidade?

Folha/UOL: O senhor sempre foi do PMDB. Nessa época do Fernando Henrique, era do PMDB na Constituinte. Foi passando o tempo e o grupo que era próximo ao senhor foi para o PSDB. Não é novidade para ninguém que o senhor era muito amigo do deputado José Serra na Constituinte. Durante o ano de 2010, vários ministros fizeram campanha para a candidata do governo, Dilma Rousseff, que acabou vencendo. O senhor ficou meio afastado. Na eleição do ano passado, o senhor votou na presidente Dilma ou no candidato Serra?
Nelson Jobim: Fernando, eu não fiquei pouco afastado. Eu fiquei totalmente afastado. Ocorreu o seguinte: o ministro [Alexandre] Padilha, que à época era ministro das Relações Institucionais, distribuiu um ofício aos ministros do presidente Lula, para que gravassem alguma coisa para a televisão, para o programa da candidata do presidente.
Em uma reunião de articulação do governo, da qual eu participava, eu levantei o seguinte problema. Eu disse: "Olha presidente [Lula], eu estou com um problema. De um lado, por razões pessoais eu não tenho condições de fazer campanha para a ministra Dilma, uma vez que sou amigo íntimo do Serra. O Serra foi meu padrinho de casamento, eu morei com ele algum tempo aqui em Brasília. Quando vou a São Paulo normalmente eu janto com ele, vou ao Palácio [dos Bandeirantes] com minha mulher, nos damos muito bem. Por outro lado eu tenho também um impedimento de natureza institucional de fazer campanha para o Serra. Porque o governo do qual eu participo tem um candidato que é a ministra Dilma". Aí o Lula disse: "Olha Jobim, fique fora disso. Eu sei claramente das suas relações com o Serra. Sei que você tem uma amizade íntima com o Serra de muitos anos". E avisou ao Padilha: "Olha, não envolvam o Jobim na campanha". E eu votei no Serra.

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/eu-votei-no-serra-diz-ministro-da-defesa-de-dilma-04024E183064DCC11326?types=A

3 comentários:

  1. até hoje não entendo como Lula e agora Dilma mantem ele como ministro, pra mim ele sempre foi tucano, inventou o "caos aéreo" no governo Lula, sempre baixou a cabeça para os americanos, não tem perfil de um ministro voltado ao social como é o governo Dilma.

    ResponderExcluir
  2. O governo Dilma vive um momento histórico, apesar das "heranças malditas de Lula"(Jobim,PR,Palocci,Sarney,PMDB e outros)esta se livrando dessas mazelas,aos poucos esta transformando um governo social, não levando em conta opinião de impressa, principalmente globo,folha,veja e outras que formam o PIG (partido da impressa golpista). Tenho esperança que esse dia chegue.

    ResponderExcluir
  3. Conterrâneo Zé Wilson,

    Parabéns por este espaço, que por sinal é muito bom e interativo. Estou sempre passando por aqui.

    ResponderExcluir