A possibilidade 1 (1. Será que a arrecadação do município é insuficiente para tal pagamento?) é a opção alegada pela Gestão Municipal para não pagamento do Piso. Matematicamente é simples comprovar essa tese, basta apresentar o valor destinado para o FUNDEB e as despesas totais com salários da educação.
O valor do FUNDEB, mensalmente temos acesso, porém os valores gastos com salários, oficialmente, que eu saiba, nunca foi apresentado a população upanemense, ou esses números não foram tratados de forma clara e transparente neste debate.
Tenho informações extra-oficiais que os salários dos profissionais da educação ultrapassam 100% do valor do FUNDEB. De forma extra oficial, também, no final do governo de Jorge Luiz, a divulgação era de que os salários correspondiam a 82% do valor do FUNDEB. É preciso que esta informação seja passada de forma clara para que a população faça uma avaliação justa.
O fato é que a avaliação numérica não é passível de dúvida, o problema que as informações não são suficientes para uma análise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário