Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

domingo, 10 de julho de 2011

Readequando Recursos Públicos - Usina de Mel

Dentro da nossa vida profissional, sempre buscamos ser eficiente e correto.

No início da década anterior, participamos de um trabalho coletivo de produção de melão tipo exportação, seguindo uma tendência regional. Naquela ocasião cerca de 14 produtores upanemenses que trabalhavam com irrigação firmaram uma parceria com uma empresa pernambucana e durante 02 anos produziram cerca 300ha da fruta, tendo movimentado cerca de 2,5 milhoes de reais, parte desse valor na economia local.

Naquela ocasião buscamos um financiamento através da Associação de Produtores (ASPROU) junto ao Governo do Estado para construir e equipar uma estrutura de embalagens de melão (custou cerca de R$ 30.00,00) e fomentar melhor a atividade. Conseguimos o objetivo da obra, porém a atividade não se sustentou e a estrutura ficou absoleta. Desde então, como presidente da Associação colocamos aquela estrutura a disposições de outros projetos e outras ações, para que os recursos públicos fossem reaproveitados.

Finalmente esta semana vejo esse reaproveitamento acontecer. Falo da inauguração da Usina de Beneficimaneto de Mel, que foi instalada na antiga estrutura de embalagem de melão.

Na ocasião todos os equipamentos também foram vendidos e revertidos em favor da Cooperativa (formada em sua maioria por upanemenses) resposável pela Usina.

A doação teve o aval do Conselho do FUMAC, responsáavel pela gestão do Programa que financiou o projeto na época.

Não posso deixar de citar os produtores sócios da Associação que sempre estiveram de acordo com a doação, por também compreenderem que não podemos ser cúmplices do desperdício de dinheiro público. Assim agradeço a Marcondes, Yamashiro, Hudson, Manoel Ferreira, Cabral, Ferrari, Flávio, Luiz Fernandes, João Rocha, João de Deus, Oton, Elzimar, Luiz Jairo, Azenilton, Hernando e outros, pela compreensão.

Após esse evento me sinto mais leve e tranquilo, como todos os colegas produtores, mesmo sabendo que aquele investimento não foi simplesmente um erro e sim uma tentativa de buscar o desenvolvimento. Pra mim também ficou a lição da dificuldade que é buscar o desenvolvimento e a sutentabilidade produtiva.

beneficiamento_de_mel










Foto: Upanema News

Nenhum comentário:

Postar um comentário