O debate entre os candidatos a presidência apresentado pela Rede Globo ocorreu ontem sem maiores novidades. Um verdadeiro teste para observar o comportamento dos candidatos quando submetidos a pressão. A avaliação sobre quem venceu o debate é muito subjetivo e relacionado com as propostas da candidatura. Descrevo o que vi em cada um dos candidatos.
Dilma: como candidata governista fez o que se esperava, apresentou os avanços do atual governo e se compremeteu com a continuação e ampliações das ações exitosas. Mesmo diante do seu primeiro embate eleitoral demonstrou capacidade de organizar bem as idéias.
Marina: moldada pela sua atuação nos movimentos sociais, pela prática do debate adiquirido dentro do seu antigo partido e pela condição de franca atiradora mostrou boa desenvolvutra e discurso fácil. Mesmo tendo chegado recente ao Partido Verde, o seu discurso de sustentabilidade enriquece o debate.
Serra: apresenta um discurso de eficiência administrativa em São Paulo e na sua gestão como ministro, oscilando com propostas populares como aumento para os aposentados, aumento do salário mínimo e preservação de programas sociais.
Plínio: faz o discurso do PSol, com forte defesa da suspensão do pagamento da dívida, ampliação da reforma agrária, taxação ampliada das riquezas e defesa dos mais humildes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário