Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Agronomia Útil e Simples

O desenvolvimento de alimentos naturais com maiores quantidades de nutrientes tem sido uma busca da pesquisa na Embrapa. Veja o exemplo a Batata Doce Enriquecida.

Nova batata-doce enriquecida:














A batata-doce recomendada pela Embrapa Hortaliças foi introduzida no Brasil por meio de um convênio com o Centro Internacional de La Papa (CIP), no Peru. Trata-se da cultivar Beauregard, uma variedade que possui teores de carotenóides pró-vitamina A semelhantes ao da cenoura. O programa Dia de Campo na TV destaca essa cultivar, selecionada entre 46 materiais por sua produtividade, qualidade de raízes e sabor e que, agora, está sendo recomendada para plantio no Brasil.

Com produção estimada de 500 mil toneladas por ano, a batata-doce está entre as seis hortaliças mais cultivadas no Brasil. Ela destaca-se pela sua rusticidade, boa resistência contra seca, baixo custo de produção e adaptação ao calor. No Brasil, a maioria dos materiais cultivados possui polpa branca ou creme, sendo importante fonte de carboidratos. Mas a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) está levando aos produtores brasileiros um novo material de batata-doce de cor alaranjada, rica em carotenóides.
A pesquisa:
Um programa denominado Biofort, uma iniciativa que congrega 11 centros de pesquisa da Embrapa, além de outras instituições parceiras, tem o objetivo de desenvolver alimentos naturais com quantidades de nutrientes capazes de suprir a necessidade nutricional do corpo humano. Além da batata-doce, o projeto trabalha no desenvolvimento de arroz, feijão, feijão-caupi, milho, mandioca, abóbora e trigo com maiores teores de micronutrientes como ferro e zinco e pró-vitamina A.
(Foto e Texto Site da Embrapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário