Vendo algumas matérias do nosso estado, percebi que no município de Apodi já ocorrem discussões com o DNOCS sobre o modelo de produção irrigada a ser implantado naquela região para aproveitar as água da barragem de Santa Cruz.
Durante os quatro anos que trabalhamos naquela cidade acompanhei a mobilização da sociedade civil, principalmente, no sentido de fazer este projeto acontecer. No momento a discussão é sobre a sutentabilidade daquela futura produção. Os agricultores locais questionam se o modelo tradicionalmente implantado no nosso entorno (Baixo Assu, Tabulieor do Norte, Pau dos Ferros e outros) e até então proposto pelo órgão, é o mais viável para a região.
Pensando nas águas da nossa Barragem de Umari, fica evidente que nossos agricultores e suas organizações, devem obeservar o que tem ocorrido naquele município (Apodi) para percorrer também um caminho de luta no aproveitamento das águas.
Esta é uma luta que nossa classe política deveria abraçar de verdade. É uma pena que foi mais um tema esquecido na última campanha eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário