Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Agronomia Útil e Simples

A criação de animais é uma das atividades viáveis no semi árido nordestino, porém, com as chuvas concentradas em apenas 04 meses, é preciso adotar estratégias para que nos outros 08 meses os animais tenham acesso favorável a alimentação.

A reserva estratégica de alimentos, que é a produção de alimentos no período das chuvas e o armazenamento para o verão, é uma das formas mais baratas e viáveis para resolver esse problema. Entre as formas de armazenamento a SILAGEM é uma das mais eficientes.

Silagem é o processo de conservação anaeróbica (sem apresença do ar) de forragens VERDES em silos sem perder o valor nutricional da planta. Ensilagem é processo de obtenção da silagem

As forrageiras mais recomendadas para fazer a ensilagem são: milho e sorgo (pelo alto teor de açucar solúveis). Os capins tem baixo teor de açucar e não são indicados, a exceção é o capim elefante por ter alto teor de carboidratos. Para melhorar o valor protéico pode-se adicionar até 20% de leguminosas na silagem.

O processo consiste em cortar a forragem quando as plantas estiverem inciciando a floração (momento de maior concentração de nutrientes) e triturá-la em máquinas forrageira ou com facão.


Preparar o silo que irá receber a forragem triturada, podendo ser um simples buraco no chão (na forma de trincheira), uma estrutura de alvenaria ou até mesmo espalhar a forragem triturada no solo e cobrir com lona plástica.


Preencher o silo com a forragem triturada, prensando o material para expulsar o ar e armazenar o máximo de material possível. Colocar a forragem aos poucos, em camadas.

Fechar o silo sem deixar penetrar ar ou água, favorecendo a fermetação do material. O silo sendo bem fechado poderá conservar o material por até um ano sem prejuízo na qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário