Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Números da Última Eleição 2 - Upanema

Presidente:

44ANA MARIA TEIXEIRA RANGELPRP130,182%
12CRISTOVAM RICARDO CALVACANTI BUARQUEPDT1822,546%
45GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHOPSDB1.50821,094%
50HELOÍSA HELENA LIMA DE MORAES CARVALHOPSOL1732,420%
27JOSÉ MARIA EYMAELPSDC120,168%
17LUCIANO CALDAS BIVARPSL110,154%
13LUIZ INACIO LULA DA SILVAPT5.25073,437%


Governador:

21ANTONIO JOSÉ BEZERRAPCB90,127%
15GARIBALDI ALVES FILHOPMDB4.69266,001%
36HUMBERTO MAURICIO DA SILVAPTC70,098%
17JOSÉ GERALDO FORTE DOS SANTOS FERNANDESPSL30,042%
50SANDRO DE OLIVEIRA PIMENTELPSOL160,225%
40WILMA MARIA DE FARIAPSB2.38233,507%


Senador:

171ANTONIO SOTERO DA SILVAPSL40,058%
212EDGAR NAZARENO CALDASPCB50,073%
144FERNANDO LUIZ GONÇALVES BEZERRAPTB1.42120,663%
456GERALDO JOSÉ DA CÂMARA FERREIRA DE MELOPSDB630,916%
277JOANILSON DE PAULA REGOPSDC10,015%
361LUIZ AUGUSTO MARANHÃO VALLEPTC110,160%
252ROSALBA CIARLINI ROSADOPFL5.37078,086%
161VERONICA SIMONE DUTRA VERASPSTU20,029%

Números da Última Eleição - Upanema

Deputado Estadual:
Walter Alves - 2490 votos
Jácome - 823 votos
Lavoisier Maia - 798 votos
Larissa Rosado - 612 votos
Leonardo Nogueira - 561 votos

Deputado Federal:
Nélio Dias - 3.146 votos
Betinho Rosado - 1.558 votos
Sandra Rosado - 921 votos
Joacy Pascoal - 359 votos
Fátima Bezerra - 334 votos

Tarefa de Casa

Como você ordenaria os candidatos a deputado Federal mais votados em Upanema?
Sandra, João Maia, Henrique e Fátima seriam os primeiros?
Você inverteria esta ordem?

E para Deputado Estadual?
Valter, Larissa, Lauro, Leonardo e Jácome seriam os primeiros?
Você inverteria essa ordem?

Deixei algum candidato bem cotado de fora?

Prognósticos

Em relação a eleição, estamos na semana decisiva e pelo que conversei esse fim de semana com amigos e familiares, a eleição mostra-se "fria" em relação aos pleitos passados. Nenhuma aposta, ânimos amenos e ausência de algumas lideranças locais na reta final.

Os relatos foram de que esta eleição tem sido cada um por si próprio. Para os candidatos a deputado pedir votos para governador e presidente tem sido tarefa de pouca empolgação.

Como não se teve a presença de nenhum candidato a governador, não foi possível medir a empolgação destes em relação aos seus candidatos a presidente, embora seja óbvia imaginar como seria..

Postagem à distância

Como estou distante de Upanema minhas postagens sobre os acontecimentos na "terrinha" se limitam a comentar o que é notícia nos outros blogs. Mesmo falando sempre com conterrâneos não é a mesma coisa de sentir o calor da notícia. Por isso nossas postagens são mais escassaz.

domingo, 26 de setembro de 2010

Aniversário em Família

Quero registrar o aniversário do meu irmão Márcio e do meu sobrinho Matheus, neste dia 26 de setembro.

Envio o meu abraço e votos de muita saúde e felicidade. Que Deus continue iluminando o caminho de vocês.


sábado, 25 de setembro de 2010

Isto É

Alterno periodicamente a assinatura de revista informativa, no momento meu semanário é a revista Isto É, que no último número traz uma reportagem sobre a denúncia de tráfico de influência na Casa Civil. A reportagem traz uma entrevista com Erenice Guerra, vale a pena conferir, embora o veredito de uma parte da população já esteja formado.

A revista destaca ainda a troca de insultos e frases desnessárias entre representantes das candidaturas de situação e oposição, como: "é preciso estipar o DEM" (Lula) e "eu vejo um presidente que virou chefe de uma facção" (FHC).

Lula x FHC

É claro que não pode ser apenas esse duelo (Lula x FHC) o tema central da campanha presidencial, porém, as críticas feitas ao presidente Lula sobre sua participação na campanha de Dilma precisam ser melhor avaliadas, principalmente quando FHC pousa de bom moço alegando que na sua saída do governo (EM 2002) não participou intensivamente da campanha do Serra.

Na ocasião, FHC não participou intensivamente devido a baixo popularidade vivida naquele momento.

BR 110, nem tanto e nem tão pouco

A discussão sobre a BR 110 não se encerra, no momento existem duas percepções, a primeira é a de que como as obras não iniciaram não há motivo de festa (gato escaldado tem medo d'água) e a segunda é a de que nunca vimos a obra tão próxima. As duas avaliações procedem. Viva a diversidade de opiniões é dela que provém ou proverá a democracia.

O fato é que, pelo pouco que compreendo, em termos de procedimentos administrativos e orçamentários a obra não tem volta. Porém, no nosso país as decisões políticas tem provocado até "milagres".

O que incomoda mesmo é a tendência da obra não iniciar este ano.

Particularmente estou otimista e torço para que nossa prima Nájara logo tenha uma boa estrada para se deslocar diariamente ao trabalho.

Tiririca

Como artista do humor admiro demais o palhaço Tiririca, até mesmo pelo fato de ser nordestino e ter conseguido projeção nacional na difícil arte de fazer rir (independente do estilo). Só desejo seu sucesso.

Porém, não posso concordar que é o melhor voto de protesto. É bem verdade que uma grande parte dos políticos brasileiros (os maus) estão literalmente vendo o "feitiço virar contra o feiticeiro", mas não acredito que Tiririca representa algum ganho para o nosso quadro político.

Para engrossar a fileira de votos e puxar outros candidatos o Tiririca pode ser importante, mas ao sentar na mesa de discussão sobre o futuro do Brasil o palhaço vai ter que mudar sua rotina para colaborar de forma séria e qualificada.

Reflexos de uma classe política desgastada.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Música de qualidade

Quando adolescente, no ápice da juventude e até hoje, cultivo muito as composições de Gulherme Arantes. Cantor de "pouca" voz, mas principalmente grande compositor.

No início da Carreira

Suas composições vão desde romantismo, natureza, vida a conflitos sociais. Algumas composições foram pouco tocadas, mas demonstram a cada dia que Gulherme Arantes sempre foi sintonizado com o que acontecia no nosso Brasil. O músico tem composições que continuam atual como a que apresento abaixo, uma verdadeira reflexão sobre as gerações e os valores. Verdadeira poesia.

 E hoje

BRINCOS NA ORELHA (Guilherme Arantes)

Apesar da aparência sadia
estou vendo que nada mudou


em função do que se pretendia
e que o delírio mais jovem buscou


Os valores que a gente venera
como símbolos desta geração


Se esconderam entre belas asneiras
e já são peças de decoração


O receio que eu tenho é que o tempo
Passe rápido, passe todo


E a gente envelheça curtindo
Assistindo feito bobo


Brincos na orelha, cabelo transado
Espírito velho em corpo enfeitado


E o mundo girando
E o mundo girando
E a gente sonhando
E a gente sobrando


Somos tão fatalmente cativos
de dinheiro, padrões e medidas
que esquecemos de ser criativos
quando estão em jogo nossas vidas


Os conflitos antigos são parte
da família, da escola, e do emprego
ainda a espera de alguém que os desate
alguém como você, meu amigo

Agronomia Útil e Simples

A criação de animais é uma das atividades viáveis no semi árido nordestino, porém, com as chuvas concentradas em apenas 04 meses, é preciso adotar estratégias para que nos outros 08 meses os animais tenham acesso favorável a alimentação.

A reserva estratégica de alimentos, que é a produção de alimentos no período das chuvas e o armazenamento para o verão, é uma das formas mais baratas e viáveis para resolver esse problema. Entre as formas de armazenamento a SILAGEM é uma das mais eficientes.

Silagem é o processo de conservação anaeróbica (sem apresença do ar) de forragens VERDES em silos sem perder o valor nutricional da planta. Ensilagem é processo de obtenção da silagem

As forrageiras mais recomendadas para fazer a ensilagem são: milho e sorgo (pelo alto teor de açucar solúveis). Os capins tem baixo teor de açucar e não são indicados, a exceção é o capim elefante por ter alto teor de carboidratos. Para melhorar o valor protéico pode-se adicionar até 20% de leguminosas na silagem.

O processo consiste em cortar a forragem quando as plantas estiverem inciciando a floração (momento de maior concentração de nutrientes) e triturá-la em máquinas forrageira ou com facão.


Preparar o silo que irá receber a forragem triturada, podendo ser um simples buraco no chão (na forma de trincheira), uma estrutura de alvenaria ou até mesmo espalhar a forragem triturada no solo e cobrir com lona plástica.


Preencher o silo com a forragem triturada, prensando o material para expulsar o ar e armazenar o máximo de material possível. Colocar a forragem aos poucos, em camadas.

Fechar o silo sem deixar penetrar ar ou água, favorecendo a fermetação do material. O silo sendo bem fechado poderá conservar o material por até um ano sem prejuízo na qualidade.

Presidente

É tempo de eleição, eis a nossa posição.

Para a Presidência da República nosso voto vai para a candidata Dilma Rousseff (PT) nº 13.

Dilma participou intensamente do Governo Lula, inicialmente como ministra das Minas e Energia e depois como Chefe da Casa Civil, o que a credenciou para liderar a continuação petista no comando do país.

Governador

É tempo de eleição, eis a nossa posição.

Para Governador nossa escolha é pelo nome de Iberê Ferreira (PSB) nº 40. Eleito Vice Governador na última eleição, Iberê assumiu o governo do Estado do RN com o afastamento da Governadora.

Iberê apoia e defende o projeto político apresentado pelo PT em nível nacional e tem colaborado com as mudanças ocorridas nos últimos 08 anos no nosso país.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Senadores

É tempo de eleição, eis a nossa posição.
Para Senador nossa primeira opção é por Hugo Manso (PT) nº 131, Petista histórico do nosso Estado, sempre colocando seu nome a disposição do partido.

Hugo é professor do IFRN, antigo CEFET-RN e até então ocupava a função de Delegado do Minsitério do Desenvolvimento Agrário-MDA, onde coordenou tão bem as ações do MDA no nosso estado.

A sua sintonia com o nosso município deixa claro qual será o seu perfil num eventual mandato.

Hugo 131 [O Senador de Lula]







Nosso segundo voto para o Senado vai para o Jornalista Sávio Hackradt (PCdoB) nº 651. Sávio é norteriograndense e mesmo não sendo muito conhecido pelo eleitor é sem dúvida um grande nome, representa o novo no Senado.

Sávio foi presidente do sindicatos dos jornalistas do RN, sendo um nome de muita agregação e visão democrática.

  

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Deputada Federal

É tempo de eleição, eis a nossa posição.

Para Deputada Federal nossa voto vai para Fátima Bezerra (PT) nº 1313.

Fátima Bezerra é Pedagoga e Professora Universitária com uma longa trajetória em defesa da educação. A Deputada está concluindo o seu segundo mandato.

Fátima iniciou sua história política e de militância como um simbolo da oposição aos governos municipal, estadual e federal, tendo que se adaptar a  uma nova situação a partir da chegada do PT ao governo federal.

Nossa escolha por Fátima é por compreender que a mesma continuou presente e defensora das causas importantes do nosso estado e nosso país.
Fátima Bezerra (PT) nº 1313

sábado, 18 de setembro de 2010

Deputado Estadual

É tempo de eleição, eis a nossa posição.

Nosso voto para Deputado Estadual vai para Manoel Cândido (PT) nº 13555.
Manoel é sindicalista do meio rural com atuação junto a Agricultura Familiar, ex presidente da Federção dos Trabalhadores rurais do RN - FETARN.

Nossa escolha por Manoel Cândido se dá em virtude da sua história de luta pela agricultura familiar.
A agricultura Familiar é o setor que trabalhei durante 12 anos o qual devo muito pelo aprendizado e pelas diversas lições de vida que presenciei. O pleno desenvolvimento do nosso estado e a melhoria da qualidade de vida da nossa população, passa por uma atenção especial a este setor. Acredito que a experiência do Manoel será importante para que o legislativo dê sua contribuição a este setor.

Não poderia deixar de registrar que o Diretório Municipal do PT upanemenses fez a opção por Luiz Carlos Martins, outro nome de grande expressão no tabuleiro das lutas sociais.


Manoel Cândido (de vermelho) ao lado do Ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel.

Hora de votar. Em quem?

Todo cidadão tem o direito de optar por não revelar o seu voto, ou seja, utilizar do direito ao voto secreto. Porém a grande maioria prefere revelar seu voto, seja para o processo de análise, para acirrar a rivalidade ou para convecer outros a seguirem o seu pensamento.

Independente dos motivos, debater as ecolhas e revelar o voto, de certa forma nos pressiona para que posteriormente possamos avaliar nossa escolha e corrigí-la, quando não formos felizes.

A diversidade das escolhas precisam ser respeitadas, porém é importante não infringir as regras do jogo. Compra de voto e o oferecimento de vantagens individuais, devem ser denunciadas

Como diz a frase: Voto não tem preço, tem consequências.

Faça uma boa escolha e boa sorte

Televisão

Algum intelectual falando sobe a importância da TV na educação disse algo com o seguinte sentido: A TV é muito informativa e importante na formação, enquanto todos veem televisão na sala leio um livro no quarto.

Sem querer contrariar sua visão, confesso que tenho minhas leituras, mas sou daqueles que de certa forma exagera na programação televisiva. Na minha programação cabe futebol e os esportes em geral, os noticiários, alguns programas de auditório como Jovens Talentos, programas de humor e principalmente reportagens, debates e documentários.

Mesmo com uma programação que deixa muito a desejar em termos educativos, é possível fazer uma seleção de programas interessantes e educativos na TV aberta do Brasil.

Um deles, que recomendo, é o programa Sr. Brasil na TV Cultura, apresentado pelo reconhecido Rolando Boldrin toda terça-feira às 22:00 com repetição aos domingos às 9:00.

O programa é musical e aborda com ênfase a música regionalizada, porém, com uma qualidade destacada, trazendo sempre artistas reconhecidos musicalmente.

De quebra é possível ver os "causos" contados pelo irreverente Rolando Bodrin, que tem uma habilidade enorme como contador de estórias. Vale à pena conferir.

Agronomia Útil e Simples

Você tem uma linda planta de maracujá no seu quintal e não frutifica e as flores caem?

Neste caso o problema pode ser a falta de polinização da flor. Explico.

O Maracujazeiro apresenta incapacidade de produzir fruto quando as partes masculinas (pólen) e femininas (estigma) da MESMA flor se juntam (autofecundação) e neste caso ocorre a queda das flores.

Para que a flor se transforme num fruto é preciso que o pólen de uma flor polinize o estigma de outra flor. A forma natural que mais colabora com essa ocorrência é a ação dos besousros chamados mangangava (foto) que ao visitar uma flor e em seguida outra, leva nos seus pêlos o pólen que poliniza a outra flor ocorrendo a fecundação.


Porém, nem sempre há a presença suficiente desses insetos. Nestes casos o homem pode dar sua contribuição para polinizar a flor e transformá-la em fruto, basta usar o dedo ou um contonete tocar nas anteras (foto) de uma flor e levar até o estigma (foto) de outra flor.

 Foto: republicasim.blogspot.com

O horário ideal para realizar a polinização artificial vai de 12:00 as 15:00.

Boa Colheita

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

II Encontro Universitário

Uma frase que escrevi no meu caderno ao final do primeiro semestre de agronomia: A Universidade não é apenas uma ambiente de formação profissional, essa experiência terá repercussão durante toda uma vida.

Se fosse reescrever algo hoje, diria que além de cursar a faculdade é preciso debater a profissão, ampliar e estudar as relações sociais, ser crítico com os sistemas para compreendê-los melhor e buscar experiências, mesmo que voluntárias, ainda no período acadêmico.

O II Encontro Universitário de Upanema traz para nossa juventude a oportunidade de debater estas questões. Por isso reforço a todo/as que é importante participar, levar sua opinião e fazer despertar uma juventude crítica, participante e proativa.

Neste caso o importante não é o criador e sim a criatura. Acredito que eu tenha visto germinar essa semente, e acreditem, tudo surgiu de diálogos sinceros, de pessoas que acreditam e buscam o caminho do desenvolvimento. Embora comprenda que a sequência dos fatos precisam contar com um protagonismo amplo dos acadêmicos e acadêmicas.

Desejo sucesso para este evento e espero que os resultados sejam os melhores possíveis.

Erenice Guerra

Sempre recebo qualquer denúncia feita dentro do governo Lula com muita tristeza e revolta. As que envolve a ex ministra Erenice Guerra não poderia ser diferente, principlamente pela relação que teve com Dilma Roussef.

Por ser eleitor de Dilma, talvez muitos compreendam que não poderia falar sobre o assunto, mas pelo contrário, é preciso dizer que mesmo sem comprovar a participação direta da ex ministra ou qualquer membro do governo, o afastamento da ex ministra (ou o pedido de demisão) é o mínimo que poderia ser feito neste momento.

Embora a postura de Erenice Guerra, de abrir todos os sigilos (bancário, telefônico e fiscal) seu e de seu filho, tenha sido uma atitude que demonstre coragem e determinação de clareza, não é possível conviver com a desconfiança.

Atendendo ao Dário

Mesmo atrasado não poderia deixar de atender o amigo Dário:

Acabei de participar no anoitecer desta quarta-feira dia 15 de setembro de uma reunião na Dired sobre a entrega dos notebooks para os professores da rede estadual de ensino, aqui vão alguns esclarecimentos:

    * O projeto chama-se PROFESSOR CONECTADO e é uma parceria entre os governos federal e estadual.

    * O projeto tem 3 etapas sendo que na 1ª etapa contemplará com 1 notebook o professor que está efetivamente em sala de aula, a entrega ocorrerá nesta sexta-feira as 8:00 horas no ginásio de esportes da Uern sendo que o professor deverá comparecer ao local munido de identidade e cpf originais (não precisa xerox) onde assinará um termo de compromisso, o notebook vem com programas que serão utilizados em sala de aula ( estes programas não podem ser deletados ou substituidos, mas o professor pode instalar o que quiser).

    * A 2ª etapa contemplará as escolas sendo um para cada escola ( data a ser definida).

    * A 3ª etapa contemplará com um notebook o diretor, o vice, o coordenador pedagógico, apoio pedagógico, professores de atendimento especial, salas de apoio, professores de programas especiais e outros( sala de vídeo, licença de saúde, gestante, prêmio e readaptados). Data a ser definida.

    * Os professores do Alfredo Simonetti e do Calazans Freire que não puderem ir receber na sexta-feira 17/09/2010 ( não pode mandar outra pessoa de jeito nenhum) recebem na Dired a próxima semana ( eu não confiava).

    * Professores que tem dois vínculos e ou trabalham em duas escolas mesmo que em outra função só receberão 1 notebook pois os dados foram cruzados pelo cpf.

Parabéns, Upanema 57 anos

Sem inspiração e tempo pra escrever algo mais elaborado, me resumo a desejar felicidades a todos os upanemenses nessa data festiva. Que a Luz Divina seja sempre a iluminação do nosso povo.

EM ALTA

Corintians, após vitória sobre o líder Fluminense.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Transparência Brasil e os Deputados do RN


Na Câmara dos Deputados a bancada norteriograndense aprovou 1,7% das matérias apresentadas, ficando em 7º, neste ítem, entre as bancadas de todo o país.

O período que se refere o estudo para o Senado:

De 2003 ao presente para os eleitos em 2002;
de 2007 ao presente para os eleitos em 2006.

O período que se refere o estudo para a Câmara:

De 2007 ao presente.

Para acessar este estudo basta acesssar
http://www.excelencias.org.br/docs/prod_leg_congresso.pdf  

Muito interessante.

Obrigado Tiago. Suas informações sempre importantes.

Transparência Brasil e os Senadores do RN

Na carona do e-mail do colega Tiago Canuto, repasso a postagem abaixo:

Senadores do RN são os menos produtivos do Brasil

De acordo com a ONG Transparência Brasil, a mais importante instituição brasileira de fiscalização dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, os senadores do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM), formam a bancada menos produtiva no senado federal. Os três juntos são responsáveis por apenas 17 iniciativas, mas, nenhuma delas aprovada.

Dos vinte e sete estados brasileiros mais o Distrito Federal, foi à única bancada no senado federal que não aprovou nada. Das 17 matérias apresentadas pelos senadores potiguares, o que representa 5,7 matérias por cada um, a taxa de aprovação foi 0,0%.

Tirem suas conclusões.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Campanha Agência Banco Brasil

A internet tem possibilitado o reforço de campanhas e movimentos populares em favor ações em prol do povo. No caso da campanha em favor de abertura  de agência do Banco do Brasil em Upanema é importante que a população participe, cobrando dos futuros representantes este compromisso de luta.

As justificativas técnicas para implantação desta agência tem sido apresentados pelos colegas que estão empenhados nesta campanha. Reforço apenas dizendo que este serviço precisa ser o reflexo de um pais que aponta o alcance de diversas conquistas como uma das cinco maiores economias do mundo em 10 anos, sede dos maiores eventos esportivos mundiais nos próximos anos e principalmente o alcance de grandes lucros por este órgão estatal.

As conquistas são consequencias de lutas, de reinvidicações, de ousadia e da vontade de vencer.

A população precisa e deve participar.

Parabéns a todos que estão colaborando com esta campanha. Reforçamos esta luta.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Imperatriz/MA na Globo

No último domingo (12/09) o programa Fantástico da Rede Globo, exibiu mais um episódio do quadro "é bom pra que", abordando o uso de produtos a base de vegetais no combate a doenças.

Sob o olhar de Dráuzio Varella, na ocasião o episódio retratou a cidade de Imperatriz (onde moro atualmente), focando especificamente o trabalho do Professor da Universidade Estadual do Maranhão, Dr. Frazão, químico, que desenvolve medicamentos a base de essências vegetais.

O programa simplesmente detonou o trabalho do professor e de quebra ridicularizou a população local e as condições de vida da mesma, fato que deixou a população revoltada.

O fato é que o professor Frazão mesmo sendo Doutor em química e sendo uma referência no município em tratamentos alternativos, gozando de um bom conceito diante da população, expôs os seus atos indevidos como: clinicar sem ser médico, usar humanos para testar medicamentos e indicar tratamentos sem comprovar cientificamente sua eficácia.

Este é o retrato de um país que precisa melhorar muito o seu sistema de saúde.

domingo, 12 de setembro de 2010

Marqueteiros

Muito se fala da excessiva influência dos marqueteiros e orientadores de imagem em eleições no Brasil. É claro que não basta o marketing, mas não há dúvida que estes profissionais tem execercido grande influência nas campanhas.

Na candidata Dilma a mudança no "tom" da voz, que antes soava agressividade, e o sorriso mais presente nos locais públicos, foram mudanças visíveis.

Na candidatura Serra, as mudanças mais visíveis estão ocorrendo nos programas de rádio e tv. Depois de usar a imagem de Lula no seu programa e despertar críticas até entre correligionários, a estratégia neste momento é a comparação entre Serra x Dilma.

A campanha tucana tem divulgado uma proposta de salário mínimo de R$ 600,00 a partir de janeiro, que contraria totalmente o discurso da agremiação e faz pressão nos adversários. Nestes casos nem sempre o efeito é positivo.

FHC longe

Em plena campanha política, o ex presidente FHC viaja pra Alemanha, reclama dos marqueteiros de Serra e diz que a campanha do tucano não está sintonizada com o país.

FHC usou um termo para definir o bom momento do presidente Lula no comando do país e o uso desse bom momento em favor da candidata petista: Ele está Sintonizado com o país.

Seleção Upanemense

A equipe upanemense segue firme na tentativa de conquistar pela primeira vez o campeonato de futebol amador mais importante da nossa região, a Copa Oeste. Mesmo distante sinto que a vitória contra Apodi será importante para o time adiquirir maior confiança.

Em julho quando conversei com Onildo sobre a competição, o mesmo falava que mesmo diante dos desfalques (Cledinaldo, Giliard, Wendel, Magno...) da equipe em relação ao último certame, o atual grupo poderia surpeender.

Boa sorte a todos, estamos na torcida.

sábado, 11 de setembro de 2010

Agronomia Útil e Simples

As águas salinas (comum no semi árido) podem ser aproveitadas para irrigar diversas culturas, porém, algumas suportam o sal mais que outras. Condutividade Elétrica (CEa) é a medida usada para verificar o teor do sal na água, expressa na unidade dS/m (deciSiemens por metro).

Água com grau de até 0,7 dS/m não apresenta nenhuma restrinção de uso.

Quem tem água salgada e pretende plantar hortaliças deve escolher Beterraba (suporta água com até 3 dS/m) e não cenoura e alface (água acima de 1,0 dS/m já causa redução na produção).

Quem vai irrigar "grandes" culturas e tem uma água "pesada" ou salina deve optar por algodão (suporta água com até 5 dS/m) e não por milho e feijão (água acima de 1,2 dS/m para milho e 1,7 dS/m para feijão caupi causa redução na produção).

Mesmo a cultura suportando a salinidade da água, é importante lembrar que o sal traz sérios problemas ao solo, principalmente reduzindo a infiltração de água.

Uma análise de água custa em média R$ 50,00 e pode ser feita em laboratório (a UFERSA oferece este serviço).

Boa colheita.

Comentando os comentários

Pelo menos nesse primeiro momento quero agradecer aos comentários e aos seguidos deste espaço:

Ao nobre Francisco Gondim, mesmo com os poucos contatos que temos, verifico uma empatia recíproca.
Ao amigo Sérgio Henrique, realmente futebol aqui é sem expressão, mas o povo gosta muito de futebol e tem muito maranhense no futebol profissional deste país.
Caro Josiel, sempre gentil, assino em baixo tudo que foi dito sobre o poeta e forrozeiro Flávio José.
Prezado Carlos Lopes, é um prazer tê-lo aqui, apareça sempre.
Professor Erivan, estarei sempre na busca da imparcialidade recomendada. Quando retornas em definitivo pra Upanema? só após a aposentadoria? então espero que seja breve.
Aos anônimos, sintam-se a vontade, na crítica ou no elogio, meu desejo é de um bom e respeitoso diálogo.
Aos seguidores Silva Junior, Kléber Ricardo, Tiago Canuto, Antonio Aquino e Edgar Lopes, nosso agradecimento.

Esclarecendo sem polemizar

Com os esclarimentos de Luiz Jairo sobre a Matéria "Corrupção na Emater", pra mim este é um episódio superado, não vejo elementos que configurem qualquer corrupção. Resta agora torcer que os projetos sejam liberados e COBRAR dos responsáveis pelas entidades que façam a gestão correta dos recursos e aplicação coerente dos bens, por se tratar de financiamento público.

Compreendo que toda e qualquer responsabilidade sobre fatos inverídicos devem ser atribuídos ao responsável pela criação da matéria, no caso Jurandi Santos, que nem sequer conheço. Upanema News e Blog do Anax, apenas divulgaram a postagem. Silva Junior tem reiterando sua linha de divulgação de matérias que é divulgar tudo que se refere a nossa cidade e acredito que Anax tenha o mesmo pensamento.

Não tenho a intenção de jogar as pessoas contra as outras, e tenho plena confiança em todos, o que fiz foi apenas colocar meu ponto de vista sobre o conteúdo da matéria, iniciativa que cada blog pode tomar ou não.

Não é nossa opinião que vai definir o que é certo ou que é errado, mas, esse debate e esses esclarecimentos são necessários, o importante é que a população tenha elementos para tirar suas conclusões.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sobre Projetos

Matéria Postada por Jurandi Santos e divulgada nos blogs Upanema News e do Anax sobre projetos liberados via convênio entre Governo do Estado do RN e BNDES traz título muito "pesado". Mas acredito que as pessoas citadas deverão fazer esclarecimento a populção, pois até que se prove o contrário são pessoas idôneas. Mesmo assim antecipo algumas considerações que julgo importante de serem observadas pela nossa população:

Primeiro: os bens que serão financiados (trator e ambulância) são de extrema necessidade em nossa cidade. Há um déficit claro desses bens para atender a população.

Segundo: se os bens já foram adquiridos e estão em funcionamento, não tenho conhecimento de favorecimento por parte dos representantes das entidades no momento da aquisição ou uso indevido em favor de quem não precisa. Caso haja alguma ação neste sentido é importante torná-la pública.

Terceiro: se existe algum procedimento contrário a Lei nesse processo, praticado pelas entidades que firmaram convênio (Governo do Estado e BNBES), o ônus do erro não pode recair sobre os benficiários.

Mas, uma informação me deixou dúvidas. A postagem se refere ao Programa de Combate a Pobreza, que na verdade obtem recursos do Banco Mundial e não do BNDES. Esclarecida a fonte de financiamento outras observações seram necessárias se fazer, pela magnitude e controle social que tem esse programa.

Deixo este espaço aberto as pessoas citadas: Luiz Jairo, Adelberto Rocha e Wilma Lúcia para apresentarem qualquer esclarecimento e a todos os upanemenses que queiram esclarecer os fatos não compreendidos.

É claro que o papel dos blogs upanemenses e dos que são comprometidos com lisura dos bens públicos é informar e esclarecer corretamente a população.

Curiosidade Religiosa

- Você sabia que a oração de São Francisco é de autoria desconhecida? Eu não.

As grandes coisas tem origem humilde. O maior rio da terra em volume de água, o Amazonas nasce de uam insignificante fonte em Cuzco, no Peru. O rio São Francisco, rio da unidade Nacional, se origina numa pequeníssima fonte no alto da Serra da Canastra em Minas Gerais.

Algo semelhante ocorreu com a Oração de São Francisco, nasceu anônima, na periferia, sem que nimguém lhe desse importância especial. Mas nela tudo é verdadeiro e convincente.

A oração pela paz (como é conhecida) apareceu pela primeira vez em 1913 numa pequena revista local da Normandia, na França. Vinha sem referência de autor, traascrita de uma outra revista tão insignificante, que nem deixou sinal na história, pois não foi encontrada em nenhum arquivo da França.

Retirado do Livro: A oração de São Francisco (Leonardo Boff)

Segue abaixo a Oração de São Francisco:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna

Celeiro de atletismo adormecido

Pode ser exagero, mas ao ver uma postagem do Professor Josiel sobre o número de medalhas conseguidas por alunos da Escola Alfredo Simonetti no Jern´s, foi a idéia que meio veio de imediato: um celeiro de atletas adormecido. Parabéns a quem esteve a frente do trabalho com estas dessas crianças e adolescentes.

Este fato nos traz a percepção imediata de mais um trabalho que pode ser realizado no nosso município. É claro que precisamos ter estrutura para isso. Com certeza é uma grande reinvidicação que pode ser feita aos candidatos que serão votados em Upanema.

Currais Novos tem uma grande tradição neste esporte, caso estes medalhistas disputem em outra etapa com jovens daquela cidade, será um referencial para confirmar o bom nível dos atletas upanemenses.

Parabéns aos garotos.

A imprensa divulgou

O semanário da IstoÉ, traz uma pequena reportagem sobre a intenção dos partidos que sustentam o atual governo e também dos partidos que formam o bloco de oposição liderado pelo PSDB, em mudar a legislação eleitoral, no intuito de criar novos partidos para recompor o jogo de forças no congresso.

Como diz o ditado: ninguém merece!

É preciso questionar o atual sistema político-partidário, só não podemos é permitir remendos que apontam mais para conviniências política do que para soluções.

Para Presidente

Não comentei sobre o quadro de postulantes a presidência da República, mas o nosso desejo é que o nome de Dilma Roussef (PT) seja o preferido da população upanemense e norteriograndense. Acredito que assim será.

Apesar de alguns desencontros do atual governo, na minha humilde opinião a continuação do governo petista é o melhor para o nosso país. As demais propostas não teem demonstrado perspectivas melhores do que o projeto petista, até aqui comandado pelo presidente Lula.

Contradições da política

Observando o  noticiário local, me deparei com o debate sobre o posicionamente da vereadora upanemense Shirley que pertence aos quadros do PSB. Pois bem, considerando que a mesma fez a opção de apoiar Sandra e Larissa Rosado, surgiram dúvidas sobre seu posicionamente e fidelidade na "arrumação" política local.

Na observância da Fidelidade Partidária, por incrível que pareça, a posição da vereadora é das mais coerentes entre as lideranças upanemenses, pois além de Larissa (PSB) para Estadual e Sandra (PSB) para Federal, Shirley declarou seu voto em Wilma (PSB) para Senadora, segue a orientação do seu partido quando declara seu segundo voto em Hugo Manso (PT) para o Senado, declarou voto em Iberê (PSB) para Governador e Dilma Roussef (PT) para Presidente, seguindo também uma orientação do partido.

Dentro do contexto local, o apoio de outras lideranças situacionitas aos nomes de Sandra e Larissa, traz desconforto a oposição.

Ao observar as lideranças políticas locais e os detentores de mandato eletivo, percebemos que praticamente todos fazem escolhas de apoio foram do seu partido ou da coligação que pertence.

Qual seria então a posição coerente? escolher candidatos dentro do próprio partido ou acomodar "afinidades" políticas?

Qual realmente o valor dos Partidos Políticos no nosso país? O nosso sistema político é feito para confundir?

O debate está aberto.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Adauto Gondim

Não poderia deixar de me solidarizar com a família de Adauto Gondim, em função do seu falecimento.

À Dona Salomé, filhos, filhas e demais familiares nossos sinceros sentimentos por esta perda.

Sobre Santana

Santana tem 50 anos e começou sua carreira abrindo show de Luiz Gonzaga, sendo também vocal do rei do baião. Na sua música e no seu show, Santana declama poesia de poetas populares, das quais cito duas abaixo que faz reflexão sobre a vida:

Do poeta Pinto de Monteiro: Comparo esta vida com as curvas da letra S, há uma ponta que sobe e outra que desce, e a volta que dá no meio, pouca gente conhece.

Do religioso Dom Helder Câmara: Existem pessoas que são como a cana de açucar, mesmo esbagaçadas o que oferecem é a sua doçura.

Sobre Música

Luiz Gonzaga, o rei do baião, é sem dúvida um dos maiores símbolos da música nordestina. O seu estilo continua sendo lembrado na voz de forrozeiros como Dominguinhos, Waldonys, Targino Gondim, Maciel Melo, Santana, entre outros.

Não devemos e não podemos deixar acabar essa riqueza cultural e recentemente ao adquirir um trabalho do forrozeiro Santana, lá de Pernambuco, me deparei um com um artista que cada vez fica melhor. Vale a pena comprar e ouvir.

Nossa Coluna no Jornal de Upanema

O debate sobre a viabilidade da fruticultura irrigada upanemense vez por outra volta ao cenário, seja pela necessidade de discutir caminhos para o desenvolvimento ou para avaliar o que os governos teem feito na nossa cidade neste setor.

Recentemente li alguns textos e comentários no espaço virtual da blogosfera upanemense (que a cada dia se mostra mais forte e comprometida com nossa cidade) sobre o tema e isso me estimulou a escrever mais uma vez sobre este setor.

Não podemos debater a fruticultura local com base apenas nos exemplos passados, embora esses exemplos sejam importantes para avaliações e planejamentos futuros. Profissionais e produtores que atuaram e atuam nesta área são peças fundamentais para se refazer este caminho e projetar uma nova proposta. Portanto o primeiro passo é ouvi-los. Mas, conhecer e estudar o mercado que se pretende alcançar é tarefa fundamental.

Ferrari Basílio talvez seja o profissional que melhor representa este ciclo, sem desmerecer o trabalho de diversos outros. Oportunizado por um programa do governo federal (PRODESA), que na época financiava estrutura produtiva para profissionais implementarem seus negócios, e ao mesmo tempo, fomentarem o desenvolvimento do setor na região, o trabalho de Ferrari foi reconhecido pela população local e sua produção irrigada de frutas teve grande visibilidade por vários anos.

O que não fica claro para a maioria e talvez seja um tabu até mesmo para os profissionais da área, é o porquê das dificuldades enfrentadas por este setor. Por que tanta descontinuidade e instabilidade?

Já ouvi Ferrari diversas vezes debater sobre o tema e a conclusão é que não existe uma resposta simples. Uma soma de fatores colabora para esta instabilidade entre eles o preço dos insumos e a variação do mercado.

Mas é preciso perceber que o volume de produção trabalhado por Ferrari (acima de 100 ha ano) e o mercado prioritário, que era o internacional, são elementos diferenciados em relação ao perfil do produtor de fruta local que ainda persiste. Estamos falando de um produtor que produz no máximo 20ha ano (a maioria nem chega a isso) e que atende mercados do nosso estado e os centros consumidores da região nordeste do país.

Estes produtores, em plena atividade, não chegam hoje a 50, mas potencialmente podem chegar a 200. Compreendo que um trabalho local de organização e incentivo a fruticultura irrigada passa necessariamente por este grupo e o estado e o município podem fazer muito mais por estes produtores e automaticamente estaria fazendo pelo desenvolvimento do nosso município.

Existem diversos aspectos técnicos e organizacionais que precisam ser repensados e discutidos, como o uso indevido de agrotóxicos, a comercialização individual, a infra estrutura de escoamento e outros, mas o fato é que a viabilidade deste setor é inquestionável, desde que se aplique profissionalismo na condução do processo e a gestão pública cumpra o seu papel de apoiar e fomentar o desenvolvimento.

O produtor estar muito só neste processo, além de melhorar a sua estrutura de produção é preciso capacitá-lo em relação as técnicas de produção e principalmente em relação a venda da produção. Desta forma a viabilidade da produção irrigada será uma realidade.

Corrigindo

Sobre a Câmara de Deputados quiz dizer pouca renovação, é claro.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Raio X 3

Na Câmara de Deputados percebe-se uma tendência de renovação, 06 dos 08 deputados tem grandes chaces de serem reeleitos, inclusive Fátima Bezerra.
Entre os Estaduais o PT vive a expctativa de aumentar o número de cadeiras de uma para duas.
Em Upanema fala-se em uma disputa acirrada entre pelo menos 05 deputados pela maior votação: Larissa, Leonardo, Valter, Jácome e Lauro, não necesariamente nessa ordem.
Esso é o quadro que se desenha

Raio X 2

Para o Senado os três nomes atualmente com maior tradição na política do Estado, disputam 02 vagas. Agripino e Garibaldi aparecem na frente das intenções de voto e Wilma tenta mostrar sua força na reta final da campanha. Hugo Manso (PT) trás a bandeira da renovação na alta Câmara e tem o nosso voto.

Raio X das Eleições no RN

Faltando menos de 30 dias para as eleições em todo país as pesquisas apontam a chegada do DEM ao comando do Estado no RN. Caso se confirme, após 08 anos de PMDB e 08 anos de PSB um novo ciclo se inicia. Porém o comando da campanha de Iberê acredita num crescimento rumo ao segundo turno. E você o que diz?

Flamengo: tá na hora da reação!

Como torcedor otimista ví um flamengo um pouco melhor no jogo contra o Santos, mas o  pecado continua sendo a finalização, apesar de David e Diogo.

Como torcedor crítico é impressionante a falta de planejamento do clube, começa sempre o campenoato achando que tem time suficiente para disputá-lo, em seguida corre atrás das contratações para refazer a equipe. Tomara que Zico mude esta história.