Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

sábado, 15 de outubro de 2011

Sobre o Demonstrativo

Abrir debate sobre as receitas e despesas do Fundeb, apresentando o demonstrativo financeiro, é uma grande iniciativa da Prefeitura.

Sonho que um dia possamos ter uma gestão que tenha esta inciativa para todas as pastas e todos os projetos.

Neste momento não quero entrar no mérito dos números, pois é importante primeiro compreender todos detalhes do demonstrativo para emitir alguma opinião e comentário.

Mas sem dúvidas todos aqueles que querem fazer uma discussão clara, realista e objetiva sobre a Lei do Piso, precisam entrar no mérito deste demonstrativo.

Espero encontrar virtualmente o amigo Josiel (conhecedor do assunto) para esclarecer algumas dúvidas e fazer uma breve avaliação dos números.

3 comentários:

  1. Estou sempre online a noite. Será um prazer falar contigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não entendi esse demonstrativo. Tudo aparece como sendo para a Prefeitura pagar: plano de saúde etc. Nesse caso o que aparece como salário do professor é apenas o líquido? Ora, quem paga o plano de saúde é o funcionário. O mesmo também paga a metade do INSS e o sindicato. Como vem tudo como despesa para a Prefeitura? Alguém sabe explicar? É uma dúvida minha.

    ResponderExcluir
  3. Caro Francisco e demais leitores, com excessão do INSS, onde apenas uma parte sai do salário do funcionário (do total de 20% do salário repassado a previdência, de 8 a 11% sai do salário do trabalhador e o restante é complementado pela prefeitura), compreendo que todos os demais itens (emprétimo consignado, Sindicato, Unimed, 13º salário e 1/3 de férias)são descontados do salário dos funcionários e a separação foi apenas para detalhamento.

    Compreendo que quanto ao item INSS o demostrativo se refere tanto a parte que é descontada do trabalhador quanto da parte da Prefeitura e que a parte correspondente a Prefeitura está saindo também do repasse do Fundeb.

    Outra compreensão é de que os valores referentes a 13º salário e 1/3 de férias correspondem a 1/12 avos, ou seja, está distribuido proporcionalmente nos 12 meses do ano. Do contrário, se foi "sobrecarregado" ou defasado no mês de setembro, o demonstrativo fica inadequado para qualquer avaliação.

    Outros entendimentos podem ser vistos, mas afirmo qué é fundamental que este demonstrativo tenha consistência.

    Zé Wilson

    ResponderExcluir