Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

sábado, 28 de julho de 2012

Trajetória

Nosso amigo Gladston fez comentários interesssantes e verdadeiros sobre a trajetória do candidato a Prefeito de Upanema Luiz Jairo. Veja abaixo:

sábado, 28 de julho de 2012



Persistência

Sem dúvida nenhuma que a persistência do candidato oposicionista em Upanema faz com que ele chegue a essa campanha com grandes possibilidades de vencer o pleito.

Ascendente

Luiz Jairo tem desenvolvido uma curva ascedente desde a primeira campanha que pode eventualmente desaguar no seu ideal de exercer o mais alto posto do Município.

Perseverante

Luiz Jairo de forma perseverante se dispôs ao sacrifício de por 03 vezes enfrentar o ex-prefeito Jorge Luiz, fortalecido pela boa administração e por fortes índices de aprovação.

 

Candidatura de Upanemense em Porto do Mangue


O upanemense Raelson, filho de Doquinha e neto de Laudo André (sítio Atoleiro) é candidato a Prefeito em Porto do Mangue-RN. Desejamos boa sorte ao conterrâneo, que ele seja vitorioso na sua empreitada. Segue abaixo dados de sua candidatura obtido no site do TRE-RN





 
Registro de Candidatura - Prefeito (PORTO DO MANGUE / RN)

Nome para urna eletrônica:
RAELSON
Número:
40

Nome completo:
JOSÉ RAELSON DOS SANTOS
Sexo:
Masculino

Data de nascimento:
23/01/1978
Estado civil:
Solteiro(a)

Nacionalidade:
Brasileira nata
Naturalidade:
UPANEMA / RN

Grau de instrução:
Ensino Médio completo
Ocupação:
Empresário






Partido:
Partido Socialista Brasileiro -  PSB - (40)

Coligação:
CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

Composição da coligação:
PDT / PT / PR / PHS / PSB

No. processo:
410-87.2012.6.20.0029
No. protocolo:
336462012

CNPJ de campanha:
15.934.978/0001-06
Limite de gastos:  
300.000,00

       



Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 280.000,00
1
CASA DE MORADIA COM 7 COMODOS
Casa
70.000,00
2
PREDIO COMERCIAL COM SALÃO E ESCRITORIO
Prédio comercial
60.000,00
3
APARTAMENTO RESIDENCIAL COM 5 COMODOS
Apartamento
150.000,00


Dados fornecidos pelo candidato no processo de registro de candidaturas.  Outras informações, entrar em contato com o cartório eleitoral do município.

Dia do Agricultor

Neste dia 28 de Julho - Dia do Agricultor - trago esse texto extraído do site do IBGE, para lembrar essa profissão de grande importência, mas muitas vezes de pouco reconhecimento e afirmação no nosso país.

 

Em algum momento, em sua evolução, o homem descobriu que podia tirar da terra o seu alimento. Desde o século XIX, quando se estabeleceram hipóteses de como teria sido o seu desenvolvimento, foram estabelecidas quatro fases:

Na primeira fase, o homem foi selvagem; na segunda, nômade (sem habitação fixa) e domesticador; na terceira, agricultor e somente na quarta, se civilizou.

Estudos arqueológicos, etnográficos e históricos mostram que ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, o homem passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar, que é o que conhecemos como Agricultura: uma arte, a arte de cultivar a terra.

No Dia do Agricultor, é interessante conhecer um pouco mais sobre essa importante e antiqüíssima atividade humana.



Notáveis trabalhos de irrigação na China, de 2200 aC., sinalizam que ali se desenvolvia a agricultura nessa época, assim como também há o registro da existência de represas, espécies de tanques, de máquinas debulhadoras e de implementos para cultivar a terra.

Acredita-se que a técnica da irrigação deve ter ido da China para a Babilônia. Por muito tempo o aparecimento da agricultura foi creditado ao Oriente Médio, por volta de 4000 aC. Recentemente, pesquisas arqueológicas levaram essas hipóteses para 7000 aC., além da suposição de que uma fase preliminar de cultivo da terra deve ter existido na Palestina, pelos vestígios que ficaram de espécies de foices naquela região, que remontam a 9000 aC.

Dessa mesma época são os vestígios da colheita de feijões, ervilhas e cabaceira, no norte da Tailândia. Existem provas do cultivo de feijões e de abóbora na América, no México, em 7000 aC.

Presume-se que entre 4000 e 2000 aC., acontecia a transição da caça e da coleta para a agricultura na Amazônia, porque restos de alimentos de origem animal e vegetal , que remontam a esse período, têm sido encontrados em cavernas do Brasil e da Venezuela.



A agricultura como é feita hoje, a chamada agricultura convencional, se baseia num conjunto de técnicas produtivas que surgiram em meados do século XIX, conhecida como a segunda revolução agrícola, e que se baseou no lançamento dos fertilizantes químicos. Expandiu-se após as grandes guerras, com o advento do emprego de sementes manipuladas geneticamente para provocar o aumento da produtividade, associado ao emprego de agroquímicos (agrotóxicos e fertilizantes) e de maquinaria agrícola.

Esse modelo de agricultura industrial, envolvendo uso intensivo de produtos químicos e grande especialização, tem predominado na agricultura e produção de alimentos mundial.


A agricultura orgânica apareceu entre as décadas de 20 e 40, fruto de trabalhos de pesquisadores na Índia. Ela se baseia na manutenção da fertilidade do solo e da sanidade geral das plantas e animais pela adubação orgânica e pela diversificação e rotação de culturas. Utiliza também a reciclagem de resíduos sólidos, adubos verdes e restos de culturas, de rochas minerais, de manejo e controle biológico de insetos, mantendo a fertilidade e sanidade do solo para suprir as plantas de nutrientes e controlar insetos, pragas, moléstias e ervas invasoras.

Essa forma de cultivar a terra tem hoje muitos adeptos, tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos, que a experimentam como uma alternativa à agricultura convencional.

O estudo dos efeitos das atividades humanas sobre o meio ambiente trouxe o conhecimento das más conseqüências da disseminação da poluição dos cursos d'água e dos lençóis freáticos subterrâneos pelo uso indiscriminado de fertilizantes e pesticidas na agricultura. Descobriu-se também que a agricultura intensiva oferece riscos de erosão aos solos e danos à vida selvagem.

Hoje, o consumidor é suficientemente informado e se preocupa com o efeito de alimentos contaminados por pesticidas, hormônios e resíduos de antibióticos para a saúde humana. Aumentou então o interesse por métodos menos convencionais, métodos mais naturais de cultivar a terra.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Análise

Pra mim nenhuma novidade diante do que venho acompanhando na internet e conversando com algumas pessoas ao telefone.

No grupo de Luiz Jairo muitos comentários sobre o fato de que esta campanha tem sido bem diferente das anteriores, para melhor. No grupo de Manezinho uma aposta necessária no maior envolvimento de Jorge/Céliton na campanha.

O que pra mim é bastante emblemático é a presença de muitos eleitores fiéis nas 3 últimas candidaturas pemedebistas que agora reforçam o grupo da oposição.

Em Upanema

Estive rapidamente em Upanema a última terça feira (24/07). Mesmo por um dia deu pra sentir o acirramento político que vive a população.

Como diz o ditado: "muita calma nessa hora".

Sou totalmente favorável a participação da  população no pleito, mas preocupa o acirramento, muitas vezes, desproporcional de alguns.

O clima que senti em pleno julho foi de reta final de eleição. Muita gente nos comitês e nas ruas. Para completar os dois grupos não economizaram em carro de som. Como se diz: o barulho era ensurdecedor.

É preciso perceber que mesmo em se tratando do futuro do nosso município, não há necessidade de excessos. É possivel apresentar e defender seu candidato sem necessariamente faltar com respeito as pessoas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

BR 110

Me parece que quem mais gosta deste assunto são os blogueiros. Mas não é de admirar, em tempo de campanha talvez não seja "proveitoso" falar sobre uma obra parada, que aliás em Upanema não é somente essa. A impressão que tenho é que algumas obras são iniciadas na "marra" para gerar dividendos de qualquer espécie.

No caso da BR 110 é obrigação da representação política local buscar informações e explicações, embora elas sejam óbvias, o problema da Delta. Porém cruzar os braços é aceitar os acontecimentos. O povo não pode pagar várias vezes pelos erros dos gestores (ver o dinheiro desviado e ainda a obra parada). Que o Tribunal de Contas, a Procuradoria ou órgão competente encontre o culpado pela falcatrua, mas exija ao mesmo tempo a retomada da obra.

O fato é que hoje é a Delta e se o formato das campanhas não mudar amanhã será a Celta, depois será a Belta e sempre haverá uma pedra no meio do caminho.

Identificação

Não posso nem pretendo negar minha identificação com algumas candidaturas a Vereador em Upanema e nessa escolha incide questões familiares, de ideologia, de crenças, de afinidade e admiração pessoal e de equilíbrio de forças. Neste contexto, principalmente com Rivanda Medeiros, Valério Augusto e Aisamaque Dáliton, tenho essa identificação. Boa sorte aos três.

Campanha

Imaginar uma campanha para prefeito em Upanema fácil para qualquer um dos grupos é muita inocência, mas não perceber o número de partidários que estiveram ligados ao PMDB nas 3 últimas eleições e que agora estão com a oposição, dando uma vantagem ao candidato Luiz Jairo é não querer ver a realidade.

Porém, a campanha não se encerra aí, muito coisa ainda pode acontecer. São três meses de muitas articulações, debate, discussões, corpo a corpo e promessas.

Esperamos que o limite seja a legislação eleitoral e que o povo faça a melhor escolha.

Sustentabilidade

Quando se fala em sustentabilidade na agropecuária, a maioria dos exemplos vem da agricultura familiar e de pequenos projetos. Na nossa região estes exemplos quase sempre estão relacionados ao Projeto Dom Hélder e as Ong's que tem atuação no movimentos organizado da agricultura familiar.

O uso de agroquímicos (agrotóxicos e adubos químicos) desacerbadamente e o desmatamento descontrolado definitiva não convive com sustentabilidade.

O grande desafio é viabilizar a produção limpa, tanto em termos tecnológico como em termos de mercado.

Em Upanema existe uma semente plantada, mas é possível fazer muito mais.

Esse é mais um desafio para a próxima gestão.

Nacional

No cenário Nacional, a cassação do senador Demóstenes Torres do DEM-GO logo será página esquecida para a maioria dos brasileiros. Mas é importante aproveitar este fato para analisar o sistema político atual. Ter uma grande força econômica por trás de mandatos se tornou a regra da política brasileira e o pior que normalmente esta força econômica é sustentada por por dinheiro sujo ou desviado dos cofres públicos.

O Senador tenta argumentar sua inocência, mas até na sua substituição a marca do contraventor Carlinhos cachoeira está clara, o suplente de Demóstenes (Wilder Morais) nada mais é do que o primeiro esposo da atual mulher de Carlinhos. Não existe expressão melhor: farinha do mesmo saco.

O Congresso continua trabalhando nas mudanças do Código Florestal. A Câmara aprovou algumas regras relacionada ao tamanho da margem de preservação de rios com até 10m de largura e na ártea total de exploração das propriedades na região amazônica. São tantos detalhes que tem momentos que perdemos noção daquilo que é mais equilibrado.

160 anos

Aproveitamos o feriado pelos 160 anos da cidade onde moro, Imperatriz-MA, para atualização do Blog.

terça-feira, 10 de julho de 2012

sábado, 7 de julho de 2012

O nome das Coligações

Apesar de ser um detalhe, mas considero a escolha do nome da coligação um item de grande importâcia.

No lado da situação a escolha por "Upanema no rumo certo" tem a intenção de fazer referência ao governo de Jorge Luiz (por ser o melhor avaliado pela população) e também de passar o sentimento de sequência partidária em relação ao governo de Maristela. Assim compreendo.

Quanto a oposição, com o título "A força da união", me parece que apostou na chegada de diversas lideranças no grupo para simbolizar o sentimento de fortalecimento.

Acredito que dentro do contexto ambas foram felizes nas escolhas, resta saber se o povo assim receberá.

Candidaturas Oficializadas

As candidaturas a prefeito/vice e vereadores foram oficializadas.

Olhando especificamente para as candidaturas a prefeito e vice a grande novidade é presença de Anterino Junior na chapa da oposição como vice. Isso é reflexo de desentendimento entre o grupo liderado por Jorge Luiz e a prefeita Maristela logo no início do seu mandato. O vice da situação, Elzimar Carvalho, mesmo tendo enfrentado candidatura do PMDB em outro pleito, já se faz presente no ninho da situação praticamente 12 anos. Esse detalhe pode ser fundamental no resultado final do pleito majoritário.

Na proporcional chama a atenção o baixo índice de candidatos a reeleição, apenas 3 dos 9 atuais vereadores disputam o pleito, Neném, Monthalggam e Gineton.

Elzimar e Júnior como candidatos a vice ficaram de fora (não visualizo "substitutos", inclusive isto é bom, afinal não é interessante o sentimento de cadeira cativa em parlamento que muitas vezes se alimenta no interior).

Dárcio Régis já havia anunciado que não concorreria, inclusive já havia me confessado que se sentia satisfeito com a colaboração já destinada ao nosso município e que estava no momento de abrir espaço para outros.

A ausência de Adelcina talvez seja a mais percebida, sem ignorar a de Shirley.

Nonato abre espaço para seu irmão Carlinhos.

A presença de algumas mulheres nas duas coligações me parece apenas para atender norma da legislação quanto a questão de gênero, a saber: Neidinha na situação e Elsa e Simone da oposição.