Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

sábado, 30 de julho de 2011

Manezinho Carlos no comando

O que esperar de um vice prefeito que assume o comando da prefeitura por 30 dias?
Neste caso em que há uma boa relação entre a prefeita e o vice prefeito, o bom senso aponta para que o vice Manezinho tenha uma postura dentro da linha administrativa da Prefeita Maristela, até mesmo porque em 30 dias, ou talvez menos, não é possível mostrar mudanças com grandes profundidade. Talvez aí um pouco de marketing no sentido de dar maior visibilidade ao vice prefeito que tem pretensões eletivas na próxima campanha. Assim se espera!

Foto: Blog Núbio Melo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ministro Jobim declara ter votado em Serra



Me chamou a atenção o fato do atual Ministro da Defesa Nelson Jobim declarar (ao jormalista Fernando Rodrigues - Folha Uol) que votou em Serra na última eleição presidencial. Durante a eleição Jobim era Minsitro do Governo Lula e declarou ao mesmo que não tinha condições de votar contra Serra em função da amizade pessoal com o tucano.

Como interpretar tal episódio?
maturidade política ou a tal necessidade da governabilidade?

Folha/UOL: O senhor sempre foi do PMDB. Nessa época do Fernando Henrique, era do PMDB na Constituinte. Foi passando o tempo e o grupo que era próximo ao senhor foi para o PSDB. Não é novidade para ninguém que o senhor era muito amigo do deputado José Serra na Constituinte. Durante o ano de 2010, vários ministros fizeram campanha para a candidata do governo, Dilma Rousseff, que acabou vencendo. O senhor ficou meio afastado. Na eleição do ano passado, o senhor votou na presidente Dilma ou no candidato Serra?
Nelson Jobim: Fernando, eu não fiquei pouco afastado. Eu fiquei totalmente afastado. Ocorreu o seguinte: o ministro [Alexandre] Padilha, que à época era ministro das Relações Institucionais, distribuiu um ofício aos ministros do presidente Lula, para que gravassem alguma coisa para a televisão, para o programa da candidata do presidente.
Em uma reunião de articulação do governo, da qual eu participava, eu levantei o seguinte problema. Eu disse: "Olha presidente [Lula], eu estou com um problema. De um lado, por razões pessoais eu não tenho condições de fazer campanha para a ministra Dilma, uma vez que sou amigo íntimo do Serra. O Serra foi meu padrinho de casamento, eu morei com ele algum tempo aqui em Brasília. Quando vou a São Paulo normalmente eu janto com ele, vou ao Palácio [dos Bandeirantes] com minha mulher, nos damos muito bem. Por outro lado eu tenho também um impedimento de natureza institucional de fazer campanha para o Serra. Porque o governo do qual eu participo tem um candidato que é a ministra Dilma". Aí o Lula disse: "Olha Jobim, fique fora disso. Eu sei claramente das suas relações com o Serra. Sei que você tem uma amizade íntima com o Serra de muitos anos". E avisou ao Padilha: "Olha, não envolvam o Jobim na campanha". E eu votei no Serra.

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/eu-votei-no-serra-diz-ministro-da-defesa-de-dilma-04024E183064DCC11326?types=A

domingo, 24 de julho de 2011

Entre Posto de Mel

Confesso que esperava maior cobertura dos blogs em relação a inauguração do Entre Posto de Mel, que apesar de levar o nome que inclui Vale do Assu, tem em sua maioria cooperados upanemenses, apenas o trabalho de fundação surgiu por lá.

Este empreendimento, se bem trabalhado e bem compreendido por todas as entidades do setor, deverá representar uma fonte importante de remuneração para nossos apicultores. O fato de já iniciar com Serviço de Inspeção Federal-SIF regularizado, significa poder vender nosso produto em qualquer parte do país, com um valor agregado importante.

Me parece que existe um pequeno descompasso entre os gestores desta cooperativa e outros setores extratégicos para agricultura local. Seria importante aparar as arestas e priorizar o desenvolvimento local. Torço para que essa harmonia seja possível.

Agricultura Familiar

Infelizmente na minha rápida visita, não consegui visitar os projetos produtivos da agricultura familiar de Upanema onde atuei pelo PDHC, porém pelas conversas com lideranças como Paulino, Secretário Aysamaque, Rocha Neto e outros, as expectativas são boas.

Com a notícia do fortalecimento da Feira da Agricultura Familiar que funciona em frente a Sindicato dos Trabalhadores toda segunda feira e a compra de produtos para a merenda escolar, significa que a ponta final dos negócios (comercialização) está sendo trabalhada. Parabéns a todas as pessoas e entidades envolvidas.

Eleição 2012

2012 está próximo, é mais uma oportunidade de escolher nossos representantes.

Apesar da teoria apontar o debate público e a exposição das idéias como a base da democracia, o que na verdade tem decidido as eleições nas cidades menores (e até nas maiores) são as conversas de "pé de ouvido" o chamado compromisso individual. Na maioria das vezes o debate público e os discursos são conversas jogadas ao vento, mera peça de decoração.

Precisamos encarar esta realidade de forma clara, do contrário os erros e os problemas serão sempre os mesmos.

Educação - como pagar o Piso do Professor? 4

Caso a possibilidade 2 seja verdadeira, a saída é adotar a possibilidade 3 (3. Ou será necessário um novo arranjo das despesas da PMU?) como solução. Para isso é preciso ter como prioridade na Gestão: a Educação.

Considerando que o orçamento do município esteja totalmente comprometido, seria necessário rever a aplicação, cortar despesas e direcionar a educação.

Se o valor que falta para pagar o piso não existe, não tem outra possibilidade, é preciso tirar de outra despesa menos prioritária e destinar para tal. A questão é que cada gestão define o que é ou não prioritário de forma diferente.

Não estou esquecendo do tal limite prudencial, outro número que também não está complemente esclarecido. Particulamente tenho visto poucas penas aplicadas a gestores públicos por má aplicação de dinheiro público, acredito pouco na possibilidade do gestor ser punido por ter pago um piso recomendado por Lei.

Educação - como pagar o Piso do Professor? 3

A possibilidade 1 (1. Será que a arrecadação do município é insuficiente para tal pagamento?) é a opção alegada pela Gestão Municipal para não pagamento do Piso. Matematicamente é simples comprovar essa tese, basta apresentar o valor destinado para o FUNDEB e as despesas totais com salários da educação.

O valor do FUNDEB, mensalmente temos acesso, porém os valores gastos com salários, oficialmente, que eu saiba, nunca foi apresentado a população upanemense, ou esses números não foram tratados de forma clara e transparente neste debate.

Tenho informações extra-oficiais que os salários dos profissionais da educação ultrapassam 100% do valor do FUNDEB. De forma extra oficial, também, no final do governo de Jorge Luiz, a divulgação era de que os salários correspondiam a 82% do valor do FUNDEB. É preciso que esta informação seja passada de forma clara para que a população faça uma avaliação justa.

O fato é que a avaliação numérica não é passível de dúvida, o problema que as informações não são suficientes para uma análise.

sábado, 23 de julho de 2011

Educação - como pagar o Piso do Professor? 2

Com base em conversas que tenho com os professores da rede municipal de ensino, a possibilidade 2 (PMU tem professores de mais no seu quadro?) me parece totalmente descartada. Alguns relatam a necessidades de novas contratações e outros defendem a necessidade de remanejamento. O fato é que sempre ouço que não há excedente desses profissionais.

Educação - como pagar o Piso do Professor?

Os problemas da educação do nosso muncípio não se resumem ao salário dos professores do ensino fundamental e médio, vai muito mais além. Mas é fato que estes profissionais ganham bem abaixo do que realmente merecem e que a carreira de Professor, tão necessária, importante e estratégica no desenvolvimento de uma sociedade, encontra-se atualmente em segundo plano para a maioria dos novos potenciais profissionais que acessam a universidade. Isso é preocupante

Mas afinal, porque essa discussão sobre o Piso não tem um desfecho?

Particularmente não acredito que há falta de interesse deliberado da parte da gestão da Prefeita Maristela em pagar esse Piso, existem outras complicações que implicam no não pagamento do Piso

Onde está o problema?
1. Será que a arrecadação do município é insuficiente para tal pagamento?
2. PMU tem professores de mais no seu quadro?
3. Ou será necessário um novo arranjo das despesas da PMU?

Darei sequência a análise.

Ricardo Alexandre

De todos os setores da gestão pública municipal, vejo o setor de saúde como o mais complexo e de difícil gestão por envolver investimentos de maior envergadura e pela própria situação de precariedade em que se encontra. Embora reconheça no SUS um sistema adequado a dimensão do nosso país, porém, de média a baixa funcionalidade.

O fato é que apenas a boa gestão municipal não garante um bom desempenho do setor. Daí a dificuldade de tornar a população satisfeita.

Mas nessa área sempre converso, ouço e aprendo bastante com o amigo Rcardo Alexandre, odontólogo e torcedor do Fluminense. Ricardo tem vasto conhecimento do setor, principalmente no que diz respeito as políticas públicas ofertadas pelo Governo Federal. Com certeza Ricardo ainda terá a oportunidade de oferecer mais e mais os seus serviços a população local. Digo sempre pra ele, que o mesmo tem um otimismo acima da média quando se fala num bom desempenho deste setor. Isso é bom.

Forte abraço ao amigo

Naelson Fernandes

Numa conversa com o amigo Naelson Fernandes fiquei sabendo que seu sobrinho, Luiz Antonio, Médico Veterinário, trabalha no Instituto Federal do Maranhão - IFMA, após aprovação em concurso público. O mesmo atua no IFMA da cidade de São Raimundo das Mangabeiras, cidade onde no primeiro semestre do ano a Unidade da Embrapa em que atuo, realiza multiplicação de semente na Fazenda Santa Luzia.

Parabéns a o Luiz Antonio e toda a família e com certeza logo que estivermos em Mangabeiras/MA vamos fazer o visita ao mesmo. Sua Vô Da Paz vibrou de alegria pela conquista profissional do jovem Veterinário.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Embrapa em Mossoró

A tão divulgada instalação da Embrapa em Mossoró, na verdade se constitue na montagem de uma base de apoio dentro da UFERSA para apoiar a Pesquisa coordenada pelo Pesquisador Jaeveson Silva, sobre Mandioca e diversas Frutíferas. Portanto com equipe de atuação já definida e limitada.

Na verdade pela grandeza, em termos de potencial agropecuário, Mossoró e região poderiam receber, como sugere a Pesquisadora Magna Soelma, nossa conterrânea, uma Unidade de Execução de Pesquisa, no caso uma extensão de um centro de Pesquisa, com personalidade jurídica própria e corpo técnico mais abrangente.

Me parece que faltou uma melhor orientação para definir as reinvindicações adequadas e pertinentes para nossa região, junto ao Ministro da Agricultura que esteve recentemente em Mossoró.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Explicando

Um anônimo pergunta sobre uma postagem que foi rapidamente retirada do ar com um título: Tempo em Pelotas.

Na verdade criamos um outro espaço ou blog para interagir com os colegas que estão cursando uma especilaização sobre Teconolgia de Semente. Como vamos ter aulas neste início de agosto naquela cidade, fiz alguma consideração sobre o tempo e acabei postando, por engano, no blog Perfil Upanemense.

sábado, 16 de julho de 2011

Carnaval

Está bem distante, mas como é um tema sempre presente em relação a postura das gestões locais, conversei com vários colegas sobre o que pensam do poder público local fazer investimentos no carnaval. As opiniões foram diversas.

Pra mim, esses diálogos serviram para ratificar o atual pensamento que tenho: O poder público deve sim apoiar a festa momesca, porém, nos termos atuais de arrecadação municipal, não se concebe gastar mais de 150 mil reais no evento.

Compreendo que o evento deve ser pensado sem levantar disputa com outras cidades de maior expressão turística, focando o morador local, o conterrâneo ausente e aqueles que simpatizam nossa cidade.

Esse diálogo tive com os colegas do grupo de debate que já citei neste blog e outros conterrâneos como Júlio Cézar, Lanúvio e Josiel Freire. Infelizmente não tive o prazer de ouvir Anaximandro (secretário Municipal de comunicação e Turismo), que com certeza hoje é o maior conhecedor desse evento em nossa cidade.

Poesia Popular

Impossível para qualquer interiorano nordestino ouvir essa poesia do Paraibano Jessier Quirino e não se recordar da infância.
 
Parafuso de cabo de serrote:
 
Tem uma placa de Fanta encardida
A bodega da rua enladeirada
Meia dúzia de portas arqueadas
E uma grande ingazeira na esquina
A ladeira pra frente se declina
E a calçada vai reta nivelada
Forma palmos de altura de calçada
Que nos dias de feira o bodegueiro
Faz comércio rasteiro e barateiro
Num assoalho de lona amarelada.

Se espalha uma colcha de mangalho:
É cabestro, é cangalha e é peixeira
Urupema, pilão, desnatadeira
Candeeiro, cabaço e armador
Enxadeco, fueiro, e amolador
Alpercata, chicote e landuá
Arataca, bisaco e alguidar
Pé de cabra, chocalho e dobradiça
Se olhar duma vez dá uma doidiça
Que é capaz do matuto se endoidar.

É bodega pequena cor de gis
Sortimento surtindo grande efeito
Meia dúzia de frascos de confeito
Carrossel de açúcar dos guris
Querosene se encontra nos barris
Onde a gata amamenta a gataiada
Sacaria de boca arregaçada
Gargarejo de milhos e farelos
Dois ou três tamboretes em flagelo
Pro conforto de toda freguesada.

No balcão de madeira descascada
Duas torres de vidro são vitrines
A de cá mais parece um magazine
Com perfume e cartelas de Gillete
Brilhantina safada, canivete
Sabonete, batom... tudo entrempado
Filizolla balança bem ao lado
Seus dois pratos com pesos reluzentes
Dá justeza de peso a toda gente
Convencendo o freguês desconfiado.

A Segunda vitrine é de pão doce
É tareco, siquilho e cocorote
Broa, solda, bolacha de pacote
Bolo fofo e jaú esfarofado
Um porrete serrado e lapidado
Faz o peso prum março de papel
Se embrulha de tudo a granel
E por dentro se encontra uma gaveta
Donde desembainha-se a caderneta
Do freguês pagador e mais fiel.

Prateleiras são tábuas enjanbradas
Com um caibro servindo de escora
Tem também não sei qual Nossa Senhora
Com um jarrinho de louça bem do lado
Um trapézio de flandres areados
Um jirau com manteiga de latão
Encostado ao lado do balcão
Um caneiro embicando uma lapada
Passa as costas da mão pelas beiçadas
Se apruma e sai dando trupicão.

Tem cabides de copos pendurados
E um curral de cachaça e de conhaque
Logo ao lado se vê carne de charque
Tira gosto dos goles caneados
Pelotões de garrafas bem fardados
Nas paredes e dentro dos caixotes
Tem rodilha de fumo dando um bote
E um trinchete enfiado num sabão
Bodegueiro despacha a um artesão
Parafuso de cabo de serrote.

Na paisagem de Upanema a figura retratada pelo poeta é uma mistura das bodegas de Olegário, Zé Touta (nos tempos das Barreiras), Chico Balbino, Bar de Tonico (apesar de não ter muita lembrança), Severino Felinto e outros.

Ministério dos Transportes

As denúncias de corrupção no Ministério dos Transporte pode revelar uma relação que nós brasileiros por muitas vezes fazemos "vista grossa":
Desvio de dinheiro público x campanhas eleitorais.

As constantes denúncias revelam que no nosso país o financiamento público de campanha de certa forma já ocorre, só que de forma não oficial.

Precisamos combater esse mal.

Valério

Aliás, conversei bastante com Valério, por quem tenho grande apreço e carinho. Comecei falando sobre o diálogo que teve com Aldo Carvalho, postado no seu blog, o qual considerei infeliz da sua parte. Em resumo Valério disse-me que foi mal compreendido e não sabia da atuação blogueira do professor. O fato é que todos nós sabemos da pouca paciência de Valério. Sempre digo pra ele: "tu tens 20% da doçura de Maria Celina e 80% do pavio curto de Pompeu, se inverteres esse percentual, serás bem melhor compreendido e sucedido".

Sobre sua nova posição política em Upanema, compreendi que Valério assim procedeu, por não considerar salutar para política local a união entre Luiz Jairo e Jorge Luiz, os dois maiores atores da política upanemense nos últimos 12 anos, em lados opostos. Somado a isso, a sua ligação de muitos anos com Carlos Augusto e Betinho Rosado o coloca em uma situação difícil, frente a um possível apoio a Luiz Jairo.

Não falo como porta voz do mesmo, até porque ele não precisa. Mas foi assim compreendi.

O fato é que a política é dinâmica, só não podemos perder a capacidade de diálogo e de bom senso. Assim Valério vai buscar apoio junto aos seus familiares e eleitores e da mesma forma Luiz Jairo como lider da oposição fará o mesmo.


Foto: Upanema News

Luiz Jairo

Sempre que vou a Upanema faço visita ou recebo visita do amigo Luiz Jairo e desta vez não foi diferente. Após uma longa conversa, sobre diversos assuntos, Luiz demonstrou que está confiante quanto uma possível aliança com o grupo liderando por Jorge Luiz e Céliton nas próximas eleições. Não poderia ser diferente, dado o diálogo em andamento. A expectativa de Luiz Jairo é encabeçar a chapa de oposição, mas deixa claro que é fundamental manter todo o grupo unido.

Após três tentativas de chegar ao executivo, Luiz Jairo demonstra maturidade e bom senso ao analisar o atual quadro político local, por isso considero que o mesmo está mais do que credenciado para buscar esse objetivo.

Em todas nossas conversas chamo sempre a atenção de Luiz Jairo o quanto é importante manter sempre o diálogo e chegar a prefeitura com condições de fazer um bom governo.

Agricultura e Educação são dois temas bastante explorados nas nossas conversas. Luiz Jairo conhece muito bem quais são os caminhos para fazer estes dois setores caminharem bem, basta ter uma boa equipe e criar as condições adequadas para trabalhar. Desejamos sucesso.

Sobre a posição tomada por Valério, que no momento apoia a gestão da prefeita Maristela, disse pra ele que nem considero um fato isolado e também não significa a "adesão" total da família.

Foto: Upanema Site

Relembrando

 

Essa eu não posso deixar passar. Como amante do futebol me senti orgulhoso pelo presságio, vejam:

Ano passado escrevi a seguinte postagem (confira lá):

domingo, 28 de novembro de 2010

Brasileirão - solução

Para evitar a falta de competitividade não vejo outra solução que não seja o confronto dos rivais estaduais nas últimas rodadas. O campeonato ganharia contornos estaduais, mas evitaria esse clima de entrega, amplamente defendido pelas torcidas das equipes que já não disputam o título.


O resto da história quem acompanha futebol já sabe, ou seja, a CBF fez a tabela do campeonato brasileiro 2011 com alguns clássicos estaduais na penúltima rodada e todos os clássicos estaduais possíveis na última rodada, mostrado abaixo.


  • Dom 04/12/2011 -
    COR  PAL
     SPO  SAN
    INT  GRE  



  •  CRU  CAM  
    ATG  AMG

     CAP  CFC
     AVA  FIG

     BOT FLU
     VAS FLA
     BAH  CEA

    Evangelista

    Falando em PT mando mensagem ao amigo Evangelista, pois por duas vezes houve imprevisto e infelizmente não conseguí visitá-lo.

    Evangelista foi um dos colegas agrônomos com quem mais aprendi no dia-dia enquanto convivemos e que me deu muita força na minha vida profissional. Devo muito a esse cara. Sempre serei grato.

    Evangelista é um grande conhecedor da realidade upanemense.

    Vamos continuar nossas conversas via internet. Um forte abraço.

    Aysamaque

    Estive com o amigo Aysamaque Dáliton, atual Secretário Municipal de Agricultura de Upanema, indicado pelo PT local. O secretário fez um breve relato do trabalho desenvolvido pela pasta e demonstrou-se muito empolgado com o projeto financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, em parceria com a PMU, que financiará Kits de Irrigação para agricultores upanemense.

    Em termos de política o Secretário relatou a atual situação do Partido em Upanema e descreveu as últimas ações e discussões realizadas. A expectativa é de crescimento na próxima eleição, inclusive pela visibilidade ganhada com o comando da Secretaria de Agricultura.

    Aysamaque tem aproveitado bem todas as oportunidades surgidas, desde sua ascensão no movimento sindical. Um jovem, filho e neto de agricultores, que tem desempenhado muito bem todas as missões assumidas. Tenho dito que Aysamaque por ser polido nas lutas sociais e sindicais tem grande capacidade de trabalho e ação. Não será surpresa nenhuma vê-lo disputando as próximas eleições. É mais um nome que fico na torcida.

    Foto: Blog do PT de Upanema

    Onildo

    Como diria Gladston, o trabalho de onildo precisa ser melhor reconhecido. Sou suspeito em falar, mas tenho a mesma opinião. Aliás compreendo que Onildo tem a capacidade de ser um grande colaborador do nosso município inclusive em outras áreas, pela convicção do seu pensamento, pelo caráter e pela capacidade. Sucesso.

    Esporte

    Por três tardes estive no Estádio Freirão acompanhando os treinamentos da seleção local que já iniciou a disputa da Taça Cidade Mossoró com uma boa vitória dobre o Baraúnas.

    O Trabalho desenvolvido por Onildo, Vivi, Gabi e toda aquela equipe é de uma dedicação imensurável. Eu que fui atleta amador e defendi a equipe upanemense, tenho a conciência que ver nossa equipe disputar os jogos hoje, só com jogadores locais, contra as equipes de Mossoró, Itajá e outras, quase sempre levando vantagem é uma baita de uma façanha, mesmo sabendo que os tempos são outros. Só cabem elogios.

    Foto: Blog do Anax

    domingo, 10 de julho de 2011

    Upanemense no Exterior

    Pois é, nosso amigo Francisco e sua irmã Cicinha, estão conhecendo a França e vão estender visita até Londres na Inglaterra. Francisco, professor do nosso município, foi sorteado numa promoção do comércio mossoroense e ganhou a viagem com direito a acompanhamente.

    Francisco é um amigo sempre presente na nossa família, lhe desejamos muito sucesso. Bom passeio e aproveite bem essa rica experiência.

    Gledston

    Registro aqui o encontro rápido que tive com Gledston a quem Upanema conhece também por Didil. Não tivemos muito tempo de diálogo, mas o suficiente para sabermos naquela ocasião da boa recuperação de sua mãe Maria José e irmã Márcia, a quem desejamos boa saúde.

    Didil tem se mostrado de escrita fácil, direta e reveladora. Pela formação e capacidade que tem não há surpresa nenhuma. Suas análises em seu blog tem recebido nossa visita constante. Leio com atenção suas análises pois sei de sua conexão com as mais diferentes pessoas, das mais diferentes opiniões, de nossa terra. Sucesso!

    Rosemary

    Estive com a professora Rosemary, acompanhada do seu esposo Isaías e do professor Josiel. A professora despontou como uma sindicalista de grande coragem, carisma e capacidade de liderança. Provoquei o encontro no sentido de conhecer melhor seu pensamento e suas idéias.

    A professora brilha os olhos ao falar em educação e nos revelou que acredita sim num projeto educativo que traga melhorias para a sociedade, desde que os investimentos e a prioridade seja um decisão de governo. Revelou ainda ser fundamental a participação diferenciada de pais, alunos e educadores.

    O nome da professora tem sido lembrado nas rodas políticas e isto é normal e natural, tendo em vista exercer uma função de liderança (Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal) no cenário local.

    Rosemary tem um perfil interessante para a política, quando olhamos inclusive pelo lado da renovação. Independente de sua decisão, fico na torcida pela postulação da professora nas próximas eleições, dentro dos princípios que a mesma revelou ser adepta, o da transparência, da democracia e do diálogo.

    Foto: Internet (sem fonte)

    Massa Crítica 2

    A internet, através dos blogs, tem sido outro espaço de grande massa crítica em nossa cidade. Isso é bom e favorece o debate e a transparência. Silva Júnior, Josiel Gondim, Anaximandro, Gledston, Xavier Gondim, Edgar, Ricardo Alexandre, Aldo Carvalho, Núbio Melo, Jander, Zé Mario, Luiz Jairo, Rosemary e Ednael tem trabalhado essa linha de análise crítica. Parabéns a todos(as).

    Massa Crítica

    Em qualquer civilização ou sociedade é importante surgir pessoas com capacidade de análise, a chamada massa crítica, isso é natural do cidadão.

    Em nossa cidade os espaços dessas análises ocorrem, volutariamente ou não, em diversos locais. Tenho participado de um ambiente de discussão que tem também esse papel. Os amigos Silva Júnior e Josiel Gondim estão sempre colaborando com esse ambiente de discussão que sempre conta com a participação de Onildo, Tiago Canuto, Xavier Gondim, Zé Mário, Afonso Canuto, Ricardo, Lázaro, entre outros.

    Pra mim é sempre um prazer participar e não tenho dúvidas que neste espaço surgem análises e diálogos sadios e interessantes, no sentido de pensar o futuro da nossa cidade.

    Estivemos com esse grupo e apesar de bastante desfalcado foi mais um ótimo debate.

    Uma das conclusões (parece óbvia) é de que definitivamente a Educação não tem sido tratada com zelo, mas continua sendo palco discurso da maioria dos gestores.

    Upanema

    No final de junho estivemos por uma semana em Upanema revendo familiares e amigos e "matando" a saudade da terrinha. Nas diverssas conversas travadas com amigos, o desenvolvimento ea políticas foram assuntos sempre presentes. Aos poucos vamos revelando aqui esses diálogos e apresentando nossa percepção sobre a conjuntura local.

    Readequando Recursos Públicos - Usina de Mel

    Dentro da nossa vida profissional, sempre buscamos ser eficiente e correto.

    No início da década anterior, participamos de um trabalho coletivo de produção de melão tipo exportação, seguindo uma tendência regional. Naquela ocasião cerca de 14 produtores upanemenses que trabalhavam com irrigação firmaram uma parceria com uma empresa pernambucana e durante 02 anos produziram cerca 300ha da fruta, tendo movimentado cerca de 2,5 milhoes de reais, parte desse valor na economia local.

    Naquela ocasião buscamos um financiamento através da Associação de Produtores (ASPROU) junto ao Governo do Estado para construir e equipar uma estrutura de embalagens de melão (custou cerca de R$ 30.00,00) e fomentar melhor a atividade. Conseguimos o objetivo da obra, porém a atividade não se sustentou e a estrutura ficou absoleta. Desde então, como presidente da Associação colocamos aquela estrutura a disposições de outros projetos e outras ações, para que os recursos públicos fossem reaproveitados.

    Finalmente esta semana vejo esse reaproveitamento acontecer. Falo da inauguração da Usina de Beneficimaneto de Mel, que foi instalada na antiga estrutura de embalagem de melão.

    Na ocasião todos os equipamentos também foram vendidos e revertidos em favor da Cooperativa (formada em sua maioria por upanemenses) resposável pela Usina.

    A doação teve o aval do Conselho do FUMAC, responsáavel pela gestão do Programa que financiou o projeto na época.

    Não posso deixar de citar os produtores sócios da Associação que sempre estiveram de acordo com a doação, por também compreenderem que não podemos ser cúmplices do desperdício de dinheiro público. Assim agradeço a Marcondes, Yamashiro, Hudson, Manoel Ferreira, Cabral, Ferrari, Flávio, Luiz Fernandes, João Rocha, João de Deus, Oton, Elzimar, Luiz Jairo, Azenilton, Hernando e outros, pela compreensão.

    Após esse evento me sinto mais leve e tranquilo, como todos os colegas produtores, mesmo sabendo que aquele investimento não foi simplesmente um erro e sim uma tentativa de buscar o desenvolvimento. Pra mim também ficou a lição da dificuldade que é buscar o desenvolvimento e a sutentabilidade produtiva.

    beneficiamento_de_mel










    Foto: Upanema News

    Atualizando

    Caros amigos(as), leitores(as) e conterrâneos(as), estamos de volta com novas postagens e assim permaneceremos dentro das possibilidades que nossas ocupações permitirem.

    Sempre com a intenção de poder interagir com os acontecimentos da nossa cidade.

    Um forte abraço a todos(as) que passam por aqui.